Diversas cidades ficaram sem energia nesta terça-feira (15) devido a um apagão nacional. O Distrito Federal e mais 15 estados relataram falta de energia. Segundo o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), uma ocorrência na rede de operação do Sistema Interligado Nacional (SIN) interrompeu 16 mil megawatt (MW) de carga em estados do Norte, Nordeste e Sudeste.
A interferência foi identificada nos estados do Amazonas, Piauí, Bahia, Acre, Amapá, Maranhão, Pernambuco, Goiás, Minas Gerais, Ceará, Santa Catarina, Rio Grande do Norte, Rio de Janeiro, Pará e Paraíba.
Na abertura da reunião semanal de diretoria colegiada da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), Sandoval Feitosa, diretor-geral da agência, informou que o apagão afetou o Norte e o Nordeste, além de “algumas áreas” do Sudeste e do Centro-Oeste. A exceção foi a região Sul.
Em nota, o Ministério de Minas e Energia disse que as causas da ocorrência serão apuradas e que “a recomposição já foi iniciada em todas as regiões e até Às 9h16, 6 mil MW já foram recompostos”.
? NOTA INFORMATIVA
O MME, a partir de dados do Operador Nacional do Sistema (ONS), informa que uma ocorrência na rede de operação do Sistema Interligado Nacional interrompeu 16 mil MW de carga em estados do Norte e Nordeste do Brasil, nesta terça-feira (15/8).
— Ministério de Minas e Energia (@Minas_Energia) August 15, 2023
Com TV Cultura
Comente sobre o post