Em entrevista à Rádio Caturité FM nesta segunda-feira, a médica pediatra e especialista em vacinas, Dra. Socorro Martins, destacou a necessidade urgente de adotar medidas de prevenção eficazes contra a dengue na Paraíba.
A especialista alertou que é uma questão de tempo para ocorrência de um pico de casos nos próximos meses.
– A quantidade de pessoas que serão imunizadas é muito pequena, e a vacinação não terá um impacto significativo na saúde pública, pois não é destinada a todos os públicos. Portanto, devemos redobrar os cuidados e implementar medidas de contingência, garantindo leitos, insumos e estrutura adequada, pois a dengue, ao contrário da Covid-19, é silenciosa e pode comprometer órgãos vitais, como coração, pulmão, rins e sistema nervoso – ressaltou.
A médica também fez um apelo para que a população se mobilize de forma individual e coletiva para combater a propagação do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue. Ela enfatizou estratégias simples, mas eficazes, que as pessoas podem adotar para reduzir o risco de infecção.
– É crucial adotar medidas como o uso de repelentes, instalação de telas e mosquiteiros, além de cuidar dos quintais e das casas para eliminar possíveis criadouros do mosquito – lembrou.