Durante uma reunião com os dirigentes do PT de João Pessoa e da Paraíba, além de lideranças políticas do Estado e interessados em se pré-candidatar na capital, a direção nacional do Partido dos Trabalhadores (PT) tomou a decisão de que partido terá candidatura própria para a prefeitura da capital paraibana.
Nesse encontro estratégico, foi explicitamente descartada a possibilidade de aliança com os progressistas, como chegou a ventilar o presidente estadual da sigla, Jackson Macêdo, já que Cícero também faz parte da base de João, a quem o PT apoia.
A metodologia escolhida para definir o candidato petista será por meio de prévias e as inscrições estão programadas para começar já nesta sexta-feira (08). A referida prévia ocorrerá em 07 de abril.
Além das prévias, a direção nacional do PT anunciou a realização de uma pesquisa para medir a aceitação e a popularidade dos potenciais candidatos. Essa pesquisa servirá como um instrumento adicional para auxiliar na tomada de decisão, garantindo que o candidato escolhido tenha o respaldo tanto da base partidária quanto do eleitorado em geral.
“A pesquisa não é instrumento para a decisão, é um instrumento de um subsídio, um instrumento para a gente ter uma análise do quadro de uma pessoa, mas o que vai definir o candidato é a prévia, não é a pesquisa, é a prévia, a prévia de 7 de abril tem autonomia para definir o candidato do PT” disse Jackson Macêdo à reportagem do PB Agora.
É válido lembrar que na pesquisa PB Agora/Datavox publicada nessa quinta-feira (07), os dois nomes do PT que pretendem se candidatar, aparecem distantes do primeiro lugar, que ficou com Cícero Lucena. No cenário com Cartaxo sendo o candidato, ele ficou em segundo lugar com 12,4% e no cenário com Cida sendo a postulante ela aparece apenas em 4º lugar com 3,7% das intenções dos votos.