O MDB pretende participar de 150 disputas na Paraíba nas eleições de 2024, entre elas, do município de Bayeux, na região metropolitana de João Pessoa. A afirmação foi feita pelo senador Veneziano Vital do Rêgo, vice-presidente do Senado Federal, em entrevista ao programa Arapuan Verdade desta segunda-feira (11).
“Em Bayeux, aguardamos a filiação da ex-prefeita Sara. Ela e Domiciano estarão no MDB, e ela poderá ser candidata à prefeitura de Bayeux”, pontuou.
Hoje, segundo ele, 31 prefeitos e prefeitas são gestores emedebistas no estado. “Temos o levantamento de participar de 150 disputas, ou com candidatos a prefeitos e prefeitas, ou com candidatos a vice-prefeitos e vice-prefeitas”, declarou.
Ele destacou que o fato de o MDB não estar disputando a prefeitura de Campina Grande não significa dizer que o partido não esteja protagonizando na colaboração direta que faz ao prefeito Bruno Cunha Lima.
Também destacou o município de Sousa. “O fato de não termos a cabeça em Sousa, mas podermos, e já definida, a participação nossa com a vice, seja no nome do nosso André Gadelha ou de Flaviana, é uma demonstração de que o MDB presente assim estará. O MDB participa e disputará as eleições de Patos pela oposição”.
Ele também comentou sobre as eleições em Patos. “Semana passada, sentávamos eu, Priscila e doutor Ramonilson. Teremos a candidatura ou de um ou da outra como candidato que melhor estiver no momento oportuno levantado pelas aferições científicas. E é dessa forma que nos faremos presentes”.
Em Mamanguape, a candidatura do deputado Eduardo Brito não é pelo MDB, mas pelo Solidariedade, mas o MDB terá, provavelmente, a presença da vice-candidata ao seu lado.
Sobre suporte à candidatura de Cida Ramos, em João Pessoa, Veneziano disse que não teria dificuldade em apoiar, mas até agora não houve esse pedido do presidente Lula.
Em Cabedelo, ele comentou que percebeu mudanças positivas na gestão do prefeito Vitor Hugo e ressaltou que defende esse sequenciamento.
“Em Santa Rita, estamos abertos. Tivemos um primeiro contato com o comunicador Nilvan Ferreira, mas não houve ainda uma definição. No Vale do Mamanguape, muito bem posicionado. Jacaraú candidatura do MDB; Lucena e Baía da Traição também; Mamanguape, o MDB estará na chapa majoritária apoiando o candidato Eduardo Brito Carneiro.
Veneziano também afirmou que, em Rio Tinto, o MDB terá candidatura; na Região Sul, Pedras de Fogo, o candidato à reeleição é do MDB. “Temos a candidatura à reeleição de Alhandra pelo MDB; faremos parceria com Adelma, prefeita de Pitimbu; no Conde recebemos alguns companheiros. Em Patos, Priscila Lima ou doutor Ramonilson. Cajazeiras, nós acompanhamos a candidatura de Socorro Delfino”, elencou o senador.
Veneziano afirmou ainda que, no Vale do Piancó, doutor Djaci Brasileiro será o candidato em Itaporanga; Nerival é candidato à reeleição pelo MDB em Santana de Mangueira. “Em Ibiara, nós vamos com a oposição; Curral Velho, Samuel, pelo MDB, prefeito candidato à reeleição; Conceição está em aberto”.
Ele ressaltou que, em Guarabira, o MDB indicará o vice de Lea Toscano, União Brasil e MDB. “Na região do Sabugi, Santa Luzia, sexta-feira, dia 15, estaremos apresentando um candidato do MDB historicamente muito forte, nosso presidente Neto Lima com apoio do senador Efraim Filho. Lá em Esperança, teremos a candidatura de Arnaldo ou de um membro do grupo de Arnaldo Monteiro, ex-prefeito”.
Em Sousa, conforme Veneziano, o MDB vai com doutor Gilberto pelo União Brasil. “Teremos, inclusive, o evento para filiações do União Brasil e do MDB, e nós estaremos a emprestar o melhor quadro possível que é André ou Flaviana. É um reforço extraordinário para a candidatura de doutor Gilberto, dando-nos as mais realísticas possibilidades de vencer com Gilberto e André”.