Ellayne Brito, técnica de enfermagem da UBS Horácio Nóbrega, no bairro São Sebastião, reforça a importância de as gestantes buscarem tomar as vacinas necessárias para fortalecer o sistema imunológico delas e proteger a saúde dos bebês.
As vacinas recomendadas para gestantes incluem os imunizantes contra hepatite B e a vacina dT contra o tétano (3 doses). Sobre a vacina dT, a técnica de enfermagem faz algumas observações.
“Entre as três doses, a gente faz a dTpa. Consequentemente, as gestantes vão tomar 2 doses de dT e uma dose da dTpa. Essa vacina dTpa vai imunizar a criança e consequentemente a mãe”, explica a técnica.
Mesmo que a mulher tenha o esquema vacinal completo contra o tétano (2 doses dT e 1 dTpa), a cada nova gestação precisa tomar o reforço com a dose da dTpa. Caso a gestante ainda não tenha comprovação desse esquema vacinal, ela precisa tomar 3 doses.
A técnica de enfermagem Ellayne Brito lembra ainda que as gestantes também precisam realizar o pré-natal disponibilizado nas unidades básicas de saúde do município, para que a equipe multiprofissional faça uma avaliação da saúde física delas e dos bebês.
“É muito importante esse acompanhamento da gestante nas consultas de pré-natal, e não só pra ela, mas também para a saúde do bebê. Para que ela tenha uma gestação e um parto tranquilos, sem intercorrências”, pontua.
As consultas de pré-natal podem ser iniciadas a partir da descoberta da gravidez, na unidade de saúde mais próxima.
Comente sobre o post