Representantes do Procon da Paraíba e de João Pessoa se reuniram com representantes do Centro Universitário de João Pessoa (Unipê) para discutir a cobrança de estacionamento que a instituição quer fazer aos alunos. O Unipê foi notificado pelo Procon Paraíba e terá prazo de dez dias para explicar a cobrança de R$ 100 por aluno para que eles possam usar o estacionamento.
Tanto representantes do Procon Paraíba como do de João Pessoa falaram que o encontro serviu para encontrar uma saída para o assunto. De acordo com a secretária do Procon Paraíba, Késsia Liliana, o órgão quer garantir que os consumidores não sejam prejudicados.
“Por meio deste encontro, buscamos unir os órgãos fiscalizadores e a instituição de ensino que passou a cobrar o estacionamento dos alunos sem aviso prévio. Estamos estudando a melhor maneira de proteger os consumidores paraibanos, baseando-nos no Código de Defesa do Consumidor”, falou Késsia Liliana.
Entenda o caso Unipê x estudantes x Procon
As informações sobre a cobrança de estacionamento no Unipê vieram à tona no fim de janeiro. A situação revoltou os estudantes e a instituição confirmou a cobrança de R$ 100 por estudante, alegando que isso dará mais segurança e conforto para eles.
Revoltados com a cobrança sem aviso, dezenas de estudantes já iniciaram processos de transferência para outras instituições privadas de ensino superior da Capital. O Procon de João Pessoa foi o primeiro órgão a acionar a faculdade e determinar a suspensão da cobrança do estacionamento.
A situação também levou um ex-estudante do Unipê, Lucas Caçula, que é ativista, a tentar organizar um protesto contra a instituição.
“É mais barato deixar o seu carro dentro do Shopping Mangabeira do que estacionar dentro da Unipê, mesmo que você seja aluno da instituição”, afirmou o ex-aluno do curso de Marketing da instituição particular.
O vereador Milanez Neto (PV) apresentou um Projeto de Lei para proibir a cobrança de estacionamento aos estudantes em faculdades privadas em João Pessoa.
A proposta foi registrada pelo parlamentar nesta segunda-feira (5), na Câmara Municipal de Vereadores de João Pessoa (CMJP), após a denúncia a cobrança do estacionamento aos estudantes da Unipê.
Comente sobre o post