sábado, 22 novembro, 2025
  • Fale Conosco
BraOn
  • Cidades
  • Política
  • Brasil
  • Economia & Negócios
  • Esporte
  • Arte & Cultura
  • Mais
    • Educação
    • Saúde
    • Empregos
    • Mundo
    • Notícias
    • Tecnologia
    • Variedades
No Result
View All Result
  • Cidades
  • Política
  • Brasil
  • Economia & Negócios
  • Esporte
  • Arte & Cultura
  • Mais
    • Educação
    • Saúde
    • Empregos
    • Mundo
    • Notícias
    • Tecnologia
    • Variedades
No Result
View All Result
BraOn
No Result
View All Result
Home Brasil

Eleições 2024: saiba por que as pesquisas “qualitativas” decidem eleição

Para o publicitário Lucas Salles, é a pesquisa qualitativa que traz um norte a estratégia do candidato.

by Redação
28/12/2023
em Brasil, Paraíba, Política
A A
Eleições 2024: saiba por que as pesquisas “qualitativas” decidem eleição
Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no Whatsapp

As pesquisas eleitorais da pré-campanha para as eleições municipais de 2024 são cada dia mais intensas na medida em que o pleito se avizinha, com sua ampla divulgação por diversos institutos e veículos de comunicação. Contudo, é importante saber que as pesquisas que têm mais veracidade e efeito sobre o desempenho que o pré-candidato terá na campanha eleitoral são as qualitativas, ou “qualis” como são conhecidas no Marketing Político.

Durante às eleições, as pesquisas mais comentadas são as quantitativas, pois são aquelas que demonstram os indicadores de quem está na frente na corrida pelos cargos públicos e quais são os melhores candidatos, por exemplo. Porém, pouco se fala na importância da realização das pesquisas qualitativas para montagem de estratégias durante o período que antecede o pleito. Essa forma de pesquisa tem como objetivo aferir de maneira mais subjetiva as tendências de voto do eleitorado.

Para o publicitário Lucas Salles, da agência 9ideia, uma das pioneiras na Paraíba, que realiza campanhas eleitorais há mais de 30 anos, “a pesquisa qualitativa levanta atributos dos pré-candidatos e as percepções dos eleitores e a partir daí entra em cena o papel decisivo do profissional especializado para fazer a interpretação da intertextualidade, das entrelinhas dessas informações, construindo a estratégia certa para o candidato. É sempre a pesquisa qualitativa que vai trazer esse norte. Para isso, ela considera dados não mensuráveis como sentimentos, sensações, pensamentos, intenções, comportamentos passados, entendimento de razões, significados e motivações”.

Leia Mais

Haddad estima perdas em torno de R$ 1 bi com mudanças em pacote

Haddad estima perdas em torno de R$ 1 bi com mudanças em pacote

20/12/2024
Violência policial no Brasil atinge números alarmantes

Violência policial no Brasil atinge números alarmantes

19/12/2024

Lucas Salles também explica que “as pesquisas qualitativas geralmente são feitas a partir de questionários semiestruturados e da criação de grupos focais ou de discussão. Esse tipo de pesquisa permite que o político se aproxime do seu público-alvo, já que ele passa a conhecer as tendências e os significados do pensamento do seu eleitorado”.

 

Share18Tweet11Send
Anterior

Governo Federal suspende R$ 10 milhões em verbas para triplicação da BR-230 em Cabedelo

Próxima

Gastos com compra de tapetes provocam crise no governo Lula

Próxima
Gastos com compra de tapetes provocam crise no governo Lula

Gastos com compra de tapetes provocam crise no governo Lula

NAVEGUE POR CATEGORIAS

  • Arte & Cultura
  • Brasil
  • Cidades
  • Economia & Negócios
  • Educação
  • Empregos
  • Esporte
  • Mundo
  • Notícias
  • Paraíba
  • Política
  • Saúde
  • Tecnologia
  • Uncategorized
  • Variedades
Um dos melhores portais de notícias do Brasil
  • Fale Conosco

© 2023 Portal BraOn - Desenvolvido por - 9ideia Comunicação.

No Result
View All Result
  • Cidades
  • Política
  • Brasil
  • Economia & Negócios
  • Esporte
  • Arte & Cultura
  • Mais
    • Educação
    • Saúde
    • Empregos
    • Mundo
    • Notícias
    • Tecnologia
    • Variedades

© 2023 Portal BraOn - Desenvolvido por - 9ideia Comunicação.