O mercado publicitário encerrou o primeiro semestre com R$ 9,14 bilhões em investimentos em mídia, o equivalente a um crescimento de 10% em relação ao mesmo período de 2022, quando o valor foi de R$ 8,3 bilhões. Os dados são do Cenp-Meios, sistema do Cenp – Fórum da Autorregulação do Mercado Publicitário, e se referem a dados coletados com 319 agências de publicidade relativos ao período entre janeiro e junho. No ano passado como um todo, o investimento em publicidade foi de R$ 21,2 bilhões. Os valores são nominais, sem reajuste pela inflação.
A TV aberta foi o meio que recebeu mais investimentos no semestre – R$ 3,9 bilhões ou 43% do total. Em seguida aparecem internet, com R$ 3,3 bilhões ou 36,9% de participação, e mídia exterior (publicidade feita em lugares públicos ou com grande movimentação de pessoas), com R$ 845 milhões e 9,2% das verbas publicitárias.
“Fechamos o primeiro semestre com bons números e investimentos consistentes. O mercado vem melhorando com as medidas do novo governo, absorvendo novas diretrizes econômicas; nossa expectativa é que o segundo semestre seja ainda melhor, tendo em vista a movimentação inerente ao período com picos de consumo como Dia das Crianças, Black Friday e Natal, que exigem comunicação com o consumidor”, disse em nota Luiz Lara, presidente do Conselho do Cenp.
Com Valor Econômico