O grupo ‘Farol do Desenvolvimento’, que reúne empresários de vários segmentos produtivos da Paraíba, recebeu o secretário de Planejamento, Orçamento e Gestão do Governo do Estado, Gilmar Martins, que fez uma palestra sobre o crescimento econômico, à luz da recente divulgação do PIB da Paraíba, que saiu da 18ª posição em 2020 para a 10ª posição entre os estados do Brasil em 2021, o que representa um aumento maior que a taxa de crescimento do Brasil, de acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
A reunião ocorreu nesta terça-feira (5), no auditório do Atlantis Offices Design, em João Pessoa.Gilmar Martins ressaltou a importância dessa troca de informações entre a gestão estadual com o setor produtivo. “Eu acho que é de suma importância esse diálogo do governo com o setor produtivo e para tratar de uma pauta tão importante para todos nós, para o governo, para a sociedade e também para o setor produtivo, que foi o resultado do PIB da Paraíba em 2021, divulgado pelo IBGE, em que a Paraíba teve uma taxa de crescimento maior do que a média do Nordeste e maior do que a média nacional, não só de 2020 para 2021, como também no período acumulado de 2010 a 2021. Então é muito importante dividir isso com o setor produtivo, porque esse resultado do PIB não é construído exclusivamente pelo governo. O setor produtivo tem uma parcela importante aí de contribuição nesse processo.
Estado melhor para trabalhar produzir
Para o secretário, pensar o desenvolvimento é realizar um conjunto de esforços que envolvem as ações da gestão atual, mas que também se estendem a procedimentos a longo prazo. “Para um estado, para um território, para um país, ter a capacidade de pensar o desenvolvimento, precisa pensar a longo prazo. Não é apenas durante o mandato do governante de plantão. Esse diálogo com o setor produtivo é muito importante. No momento que a gente está, estamos estartando o início de um processo. Espero que aqui na Paraíba, os secretários de planejamento e os outros secretários que venham a compor o governo no futuro possam vivenciar um ambiente desse, dialogando com o setor produtivo, pensando conjuntamente aquilo que nos une. Nós queremos cada vez um estado mais forte, um estado mais competitivo, um estado melhor para se viver, para se trabalhar, para se produzir, então acho que se a gente se une, e converge nossas estratégias, eu acho que nós temos muito mais possibilidade de alcançar os propósitos.
O presidente do ‘Farol do Desenvolvimento’, Chico Nunes, destacou que a ideia original grupo é sempre estar dialogando com a sociedade, com a academia e com as gestões públicas, com o fito de pensar, conjuntamente, o desenvolvimento da Paraíba.
Diálogo com a gestão pública
“Uma das motivações que nos levou a criar o ‘Farol de Desenvolvimento’ foi exatamente estabelecer um canal de comunicação que a gente entende que precisa ter da iniciativa privada, do conhecimento acadêmico e científico, da sociedade organizada com a gestão pública, para a gente poder debater, dialogar com o governador, como os prefeitos. E também no âmbito parlamentar, com as bancadas federal, estadual e municipal. A gente está nesse caminho. A vinda aqui do secretário Gilmar Martins inicia um processo que a gente pretende dar continuidade, principalmente com os secretários da área econômica e social do Governo do Estado. Gilmar veio com esse propósito e também o de nos apresentar alguns projetos em curso que estão para acontecer, que contribuem para o desenvolvimento do nosso estado.
Veja o vídeo da entrevista