Os pilotos Érico Veríssimo da Rocha e André Veríssimo Cardoso morreram neste domingo (27) após grave acidente sofrido durante a segunda corrida da etapa de Cascavel da Moto1000GP, classe do Campeonato Brasileiro de Motovelocidade.
O acidente ocorreu ainda na primeira volta da corrida (veja abaixo). André acabou escorregando da moto na saída da segunda perna das curvas gêmeas, em um trecho de início de aceleração, e escorregou, ficando no meio da pista.
Ele chegou a levantar, mas imediatamente foi atingido por outra moto, de Érico, sendo arremessado com força para a lateral da pista. Um terceiro piloto precisou se deslocar até o muro de proteção para evitar um segundo choque.
Confira abaixo o momento do acidente. ATENÇÃO: IMAGENS FORTES
A direção de prova interrompeu imediatamente a prova, que não foi retomada, e o atendimento foi iniciado logo na sequência com a chegada da equipe médica. Com a interrupção, a prova que viria na sequência, uma endurance com duração prevista de duas horas, também foi suspensa.
Segundo a categoria, os dois pilotos foram levados ao hospital em estado gravíssimo e, pouco depois, foi confirmada a morte de Érico.
“O Moto1000GP lamenta profundamente informar o falecimento do piloto Érico Verissimo da Rocha após grave acidente durante a quarta etapa do campeonato, que estava sendo realizada no Autódromo Internacional de Cascavel”, diz o comunicado oficial da categoria. “O piloto de 38 anos se envolveu em um acidente gravíssimo durante a primeira volta da categoria GP 1000”.
“Após o acidente o piloto, que foi encaminhado para tratamento hospitalar seguindo todos os protocolos da modalidade em estado gravíssimo, não resistiu aos ferimentos e seu óbito foi constatado”.
“O Moto1000GP, após a informação oficial, cancela todas as atividades de pista da quarta etapa do Campeonato Brasileiro de Motovelocidade. A família Moto1000GP destina todas as nossas orações ao piloto, aos familiares, amigos e admiradores”.
Cerca de uma hora depois, veio a confirmação da morte de André. Segundo informações obtidas junto ao pai do piloto, ele sofreu uma parada cardíaca, foi reanimado pelos médios e estava internado em estado gravíssimo. Infelizmente, também acabou não resistindo.
“O Moto1000GP comunica o falecimento do piloto André Veríssimo Cardoso, envolvido em grave acidente com o piloto Érico Veríssimo da Rocha durante a primeira volta da categoria GP 1000 na tarde deste domingo (27) durante a quarta etapa do Campeonato Brasileiro de Motovelocidade em Cascavel (PR).”
“André Veríssimo, de 42 anos, foi encaminhado pela equipe de resgate do campeonato em estado gravíssimo para unidade hospitalar de referência. Segundo informações médicas do hospital, após atendimento emergencial, ao ser encaminhado para o centro cirúrgico, ele teve uma parada cardiorrespiratória não resistindo e vindo a falecer.”
“Infelizmente um dia lindo de corridas se transformou em um dos dias mais tristes da história do Moto1000GP. Nesse momento nossos pensamentos e preces estão inteiramente direcionados às famílias e aos nossos amigos e pilotos que partiram.”
Em nota, o presidente da Confederação Brasileira de Automobilismo (CBA), Giovani Guerra, lamentou os falecimentos: “É com muita tristeza que a Confederação Brasileira de Automobilismo recebe a notícia dos falecimentos dos motociclistas Érico Veríssimo da Rocha e André Veríssimo Cardoso”.
“Os pilotos faleceram neste domingo (27), quando se envolveram em um acidente ainda na primeira volta da quarta etapa do Campeonato Brasileiro de Motovelocidade, em Cascavel (PR), na categoria GP 1000. Erico, de 38 anos, atuava no setor de construção civil em Olinda (PE). Já André, publicitário de 42 anos, era de São Paulo.”
“Em meu nome pessoal e de toda a família CBA, desejo que Deus ampare e console as famílias e os amigos da Confederação Brasileira de Motociclismo”, completou o dirigente no comunicado.
Cascavel foi a quarta etapa da temporada 2023 da categoria, tendo iniciado o ano em Goiânia no mês de abril antes de passar por Campo Grande e Lima Duarte, no interior de Minas Gerais.
Nota de pesar da Confederação Brasileira de Motociclismo
Com Motorsport
Comente sobre o post