Líder do Republicanos na Câmara dos Deputados, o deputado Hugo Motta (na foto, em pé, ao centro) se reunirá com o presidente Lula (PT) nesta semana em que agosto se anuncia. A pauta é: a ocupação de pasta ministerial pelo partido, na esteira da troca de titulares na Esplanada dos Ministérios que o petista está projetando para dar mais espaços ao Centrão.
O líder do Progressistas, André Fufuca (MA), também terá reunião com Lula para tratar da mesma pauta.
O Republicanos pleiteia a pasta do Esporte, mas lhe é oferecido o Ministério de Portos e Aeroportos. Já o Progressistas quer comandar um ministério estratégico para o PT, o Desenvolvimento Social, que lida com o Bolsa Família. O governo oferece o de Ciência e Tecnologia, porque não cogita retirar uma figura importante dos seus quadros da pasta: Wellington Dias.
De acordo com a Folha de São Paulo, os mais cotados para assumir os ministérios são Silvio Costa Filho (Republicanos-PE) e o próprio André Fufuca. Os dois nomes já teriam sido aceitos por Lula.
Essa articulação para atrair, em definitivo, o Republicanos e o Progressistas tem um objetivo claro: o governo quer fortalecer a sua base, cujo o apoio a pautas de interesse do Planalto tem oscilado.
As lideranças do PT querem assegurar o apoio dos dois partidos a pautas relevantes para o governo, entre as quais a do Arcabouço Fiscal e a da mudança na tabela do Imposto de Renda.
Comente sobre o post